Pingentes de prata madrepérola


A madrepérola, também chamada de nácar, é uma camada iridescente de material, que se forma no revestimento da concha de muitos moluscos. Os moluscos criam um revestimento de madrepérola, a fim de se proteger e isolá-los de uma infecção bacteriana. A madrepérola é mais comumente retirada do revestimento perolado dentro de ostras e abalone. Muitas culturas antigas usavam a madrepérola extensivamente em joias e tornou-se altamente valorizada devido à sua qualidade iridescente e muitas vezes era vista como um sinal de riqueza em algumas culturas. Do ponto de vista das mulheres modernas, ter um pingente de prata madrepérola exclusivo oferece uma alternativa elegante ou uma adição às pérolas tradicionais.

Pingentes de prata madrepérola são muitas vezes feitos tomando as primeiras camadas iridescentes que estão dentro do molusco, estas são então cortadas e lixadas na forma desejada necessária para a configuração de prata. Muitas vezes o joalheiro usará um pouco de cimento joalheiro na base do engaste para prender a madrepérola antes de fechar o engaste. A madrepérola é um material bastante macio e na escala de dureza Mohs é classificado apenas em 3,5. Isso o torna relativamente fácil de cortar e esculpir, mas também o torna bastante delicado e deve-se tomar cuidado para não desgastar sua camada iridescente, pois pode fazer com que seu pingente de prata madrepérola perca seu brilho.

Ao comprar seu pingente de prata madrepérola, você notará que há uma ampla seleção de cores e matizes para escolher, as cores variam de um branco natural, creme e vários tons de marrom. Às vezes, a madrepérola é branqueada e/ou tingida de várias cores para realçar as qualidades iridescentes presentes.

Quando você está comprando pingentes de madrepérola de prata, é uma boa ideia verificar e certificar-se de que o embutimento de madrepérola está confortável dentro da configuração. Verifique se há lacunas entre a madrepérola e a prata e evite aquelas que têm lacunas. Se uma configuração estiver muito solta, você corre o risco de perder a madrepérola de sua configuração. Todos os pingentes de prata madrepérola terão uma marca de prata estampada geralmente na parte de trás da peça, a mais comum é uma marca de 0,925.

Madrepérola falsificada não é comum, mas acontece. Plástico ou uma combinação de plástico e madrepérola tem sido usado, e geralmente o preço é um bom indicador. A madrepérola falsificada também não reflete a luz tão bem quanto a madrepérola genuína e tenderá a parecer opaca.

Depois de escolher seu pingente de prata madrepérola, é importante tomar algumas medidas para garantir que sua peça dure por toda a vida. Armazenar seu pingente de madrepérola de prata longe de outras joias garantirá que ele não seja arranhado e desgaste as delicadas camadas luminosas. Você pode mantê-lo em um compartimento separado de sua caixa de joias ou embrulhado em uma bolsa para fornecer alguma proteção.

Para limpar seu pingente de madrepérola de prata, use um pano macio Joalheiros para remover qualquer mancha, mas nunca mergulhe a peça em limpador de joias, pois isso pode dissolver o cimento usado na configuração. Uma visita ao joalheiro para fazer uma limpeza profissional uma vez por ano é uma boa ideia, porque nessa época, o joalheiro também verificará a configuração.

Pingentes de prata madrepérola de alta qualidade, lhe darão muitos anos de alegria e beleza com cuidado mínimo e serão uma adição bem-vinda a qualquer guarda-roupa de joias.